Quando nascem, os filhotes “herdam” as defesas naturais contra doenças de suas mães, é o que chamamos de “imunidade passiva”. Com o passar das semanas, porém, o animal vai perdendo progressivamente essa proteção natural antes de criar suas próprias defesas, ao que chamamos de “imunidade ativa”. Esse período em que o filhote está desprotegido é o que chamamos de “janela imunológica”.

filhotinhos-cachorro2

Durante a janela imunológica os filhotes estão mais propensos a doenças infecto-contagiosas, por isso devemos evitar o contato com outros animais nesse período.

A vacinação irá ajudar o filhote a desenvolver suas próprias defesas contra doenças específicas, e deve ser realizada no início da janela imunológica para aumentar a resposta do sistema imunológico do animal e protege-lo com eficácia.

No Distrito Federal, a meta é vacinar 270 mil cães e gatos

Mas somente a vacinação do filhote não é suficiente para protegê-lo durante toda a vida. É necessária a realização de reforço anual da vacina para manter as defesas naturais contra as doenças mais graves.

É recomendado que a vacinação se inicie para o gato aos 60 dias de idade e para o cão aos 45 dias. Basicamente, no Brasil os cães são vacinados contra cinomose, parvovirose, hepatite, parainfluenza e leptospirose; e os gatos contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia, leucemia e clamidiose. As duas espécies devem ser imunizadas contra o vírus da raiva.

 

ESQUEMA DE VACINAÇÃO – CÃES

FILHOTES

IDADE Polivalente*

(V8 / V10 / V11)

Raiva
6 – 8 semanas 1ª dose  
10 – 12 semanas 2ª dose  
14 – 16 semanas 3ª dose  
120 dias   1ª dose
REFORÇO ANUAL ANUAL
*Vacina Polivalente: Cinomose, Parvovirose, Hepatite, Traqueobronquite, Coronavirose, Parainfluenza e Leptospirose (2 a 5 sorovares)

 

ESQUEMA DE VACINAÇÃO – GATOS

FILHOTES

IDADE Múltipla* Raiva
60 dias 1ª dose  
90 dias 2ª dose  
120 dias   1ª dose
REFORÇO ANUAL ANUAL
*Múltipla:Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia, Leucemia Felina e Clamidiose (Tríplice, Quádrupla ou Quíntupla)

A vacinação não somente irá proteger o seu animalzinho contra as doenças, mas também ajudará no controle da disseminação dessas doenças, portanto beneficiará a população de cães locais como um todo.

gato-tomando-vacina-620x433

Para que a vacinação do filhote seja realizada de maneira eficaz, é recomendado que se procure um Médico Veterinário capacitado para o atendimento do animal.