Ter como responsabilidade  cuidar de um cão ou gato não é tarefa fácil, é preciso tempo, dedicação e responsabilidade pois,  assim como nós, eles necessitam de cuidados diários para manter a saúde e bem estar proporcionando assim uma vida mais longa e saudável.

Lembre-se de ter vasilhas cheia de água limpa e fresca, as trocas devem ser realizadas ao menos uma vez ao dia, o gato por exemplo não tem costume de beber água que não esteja fresca e limpa por este motivo eles acabam optando em beber água em torneiras que estejam pingando ou até mesmo do banheiro assim como os cães que tem acesso a casa, para que isto não ocorra fique atento as vasilhas, nos dias atuais já podemos observar em pet shop alguns bebedouros específicos tanto para cães quanto para gatos que tem a função de filtrar a água mantendo-a sempre limpa e fresca. Se o seu animal de estimação fica para fora de casa, certifique-se que a vasilha de água esteja sempre na sombra.

Se o seu cãozinho estiver mordendo sapatos, pés de mesas e cadeiras não brique com ele, este é apenas um sinal ele está estressado, uma caminhada três vezes na semana ajuda o animal a não ficar estressado desta forma esses comportamentos destritivos acabam desaparecendo com o tempo. Não esqueça na hora em que for sair de levar uma sacolinha para guardar as fezes do seu cãozinho, em dias muito quentes tenha preferencia a saídas mais cedo ou ao fim do dia quando o sol não está muito forte, se for o caso use as famosas botinhas para proteger o pé do animal, por fim não esqueça de levar uma garrafa de água para você e para seu cão, a final de contas ele também terá sede durante o percurso.

Um animal bem alimentado é um amigo feliz. Hoje em dia o mercado de alimentos para os animais de estimação está em crescimento, com isso observamos várias linhas específicas para atender esta demanda como espécie (cão/gato), idade (filhote/ adulto/ senior), estilo de vida (indoor/outdoor), raça (shih-tzu/maltês/bulldog, siamês…) entre outras. Independente da sua escolha, lembre-se que ao alimentar seu animal verifique na embalagem as instruções com relação ao peso e/ou idade que o animal possui para que desta forma você não dê alimento a mais ou a menos, evitando assim um sobrepeso ou desnutrição.  Evite deixar seu animal muito tempo sem comer porque este tempo pode futuramente trazer doenças no trato gastrointestinal. Caso você ainda tenha dúvidas sobre qual alimento fornecer para seu animal de estimação recorra ao veterinário, pois ele tem um conhecimento técnico que as vezes nós não possuímos.

Tanto o cão quanto o gato devem ter abrigo confortável, protegidos de chuva, vento, umidade e sol. Para evitar certas doenças é recomentado um banho uma vez ao mês para os cães, os felinos tem hábito de se lamberem desta forma proporcionado assim uma limpeza diária assim não precisam tomar banho com tanta frequencia.

Nunca esqueça do seu animal, assim como nós eles também sentem medo, fome, sede e desconforto. Além de um ambiente limpo e saudável eles também requerem carinho e atenção, não maltrate seu animal se ele estragar alguma coisa em sua casa, ele está apenas chamando sua atenção de alguma forma. Aproveite cada minuto com seu animal de estimação pois ter um melhor amigo para nossa vida é muito especial.